Vygotsky & Piaget: A contribuição destes autores para a Educação e a Psicologia Educacional.
Por: Thiago Araújo Pereira
Imagem modificada por Thiago Araújo |
Eu acredito que Vygotsky tem certa vantagem em relação a Piaget, pelo fato de ter esquematizado uma teoria psicológica, e há muito tempo a psicologia tem sido um dos pontos de apoio da pedagogia. Às vezes até mesmo tornando-se quase que o centro do pensamento pedagógico. A preocupação de Piaget era epistemológica, ou seja, explicar como pode se produzir o conhecimento científico e as ciências.
O diferencial dessas duas teorias em relação a outras tantas que foram aproveitadas nos meios pedagógicos é que se trata de concepções dialéticas. Ou seja, ambas procuram superar a visão linear que enfatiza o processo de desenvolvimento, ou mesmo de aprendizagem do sujeito, de fora para dentro ou de dentro para fora. Isso quer dizer que são teorias interacionistas.
Piaget deu ênfase em seus estudos ao jeito construtivo, ou seja, das construções realizadas pelo sujeito. Vygotsky deu ênfase aos processos de trocas, ou seja, de interação do sujeito com seu meio, principalmente seu meio social e cultural.
As contribuições dessas teorias para a prática pedagógica passam necessariamente pela possibilidade de se compreender melhor a dinâmica dos processos que acontecem no ato de ensinar/aprender, ou seja, o sujeito que interage com o outro desenvolve sua linguagem, seu inconsciente passa a trabalhar melhor, suas percepções são internalizadas com mais facilidade e a visão desse individuo pode ser mais ampla e antropológica.
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